5.31.2009

COM O REI NA BARRIGA

A pintura, como qualquer forma de expressão, está muito para lá daquilo que vemos ao olhar a tela.
Nesta série de obras, intitulada “Com o Rei na Barriga”, Ricardo Passos remete-nos para um significado mais profundo do que o habitual “dar-se ares de importante”.
Ao olharmos estas telas é impossível que nos passem despercebidas as questões que o autor quis retratar; uma série de trabalhos que vem no seguimento das anteriores, com abordagens de um universo estritamente feminino: a procriação, a gravidez, a maternidade, a responsabilidade de criar e educar, e sobretudo a responsabilidade de educar quem terá responsabilidades maiores.
Serão as rainhas apenas mães de crianças ou personagens cujo dever é maior que a simples ventura de fruir a relação maternal?
Onde acaba o apelo da maternidade e começa o dever de gerar? Que papel estava destinado às rainhas e aos príncipes herdeiros cujo nascimento tantas vezes era ansiado como uma concretização de um tratado de paz?
“Com o Rei na Barriga” é um deleite para a vista, mas também um elemento de reflexão sobre as obrigações adicionais da realeza.

Conceição Ramos



XIX
Da série "Com o Rei na Barriga"
acrílico s/ tela com fragmentos de folha de ouro / 100 x 100 cms
Obra premiada com Medalha de Ouro, pelo Inst. Cultural Século Arte - Brasil 2008
Atribuição de Prémio Aquisição, Gal. Lugar do Vinho - Porto

2 comentários: